E-Ib@pe/DeepVision - Medição quantitativa e qualitativa de atenção em produtos expostos em vitrines e espaços comerciais

Em um supermercado, a região mais concorrida nas gôndolas fica à altura dos olhos, entre 1,3m e 1,7m de altura. Os fabricantes realizam investimentos por meio de acordos com os varejistas para utilizar os melhores espaços. Um consumidor raramente detêm-se no início de um corredor de prateleiras, tendendo a sempre em direção ao meio. O centro de um corredor é onde os itens mais vendidos do mercado estão concentrados. Em vitrines de lojas de roupas, confeitarias, lojas de calçados por exemplo, o proprietário procura sempre dispor seus produtos de modo a persuadir a clientela à entrar e adquirir produtos. Contudo, esse processo se dá em maioria por observação e por experiências anteriores.

 Este projeto foi proposto na percepção da ausência de ferramentas que forneçam rápido e eficiente feedback sobre o interesse de potenciais consumidores mediante a exposição de produtos. Implementamos um complexo sistema de visão por computador com várias Redes Neurais do tipo Convolucionais treinadas com dezenas de milhares de imagens. A solução avalia não apenas a quantidade de pessoas que passam pela vitrine, como seu perfil: quantas delas são homens, quantas são mulheres, qual região da vitrine mais chama cada grupo, qual o sentimento predominante das pessoas diante dos produtos expostos e o por fim o mapa de atenção dos usuários que passaram pela vitrine. Estas informações são obtidas sem que o cliente tenha que preencher algum formulário, apenas analisando seu comportamento diante da vitrine. Uma vez coletadas, tomadas de decisão podem ser tomadas a partir das informações medidas. 

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