TensorNet: Um novo método de classificação de protozoários a partir de imagens hiperespectrais usando decomposições tensor e redes neurais profundas   

Com uma parceria com o instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de imagem hiperespectral para a detecção e classificação de protozoários a fim de reduzir custos e tempo de análise.

 

Atualmente, muitos países de terceiro mundo sofrem com doenças negligenciadas, muitas se devem por infecção com protozoários variados. Geralmente a detecção da existência e tipo do protozoário em amostras é dada por análises química ou dependendo até decodificação genética.

 

Métodos clássicos como esses demandam um tempo de análise que no caso do sequenciamento genético é até 5 cinco dias, além do custo elevado em material e personal especializado.  

 

O desenvolver deste trabalho é dados em duas partes, uma proposta com métodos clássicos do estado-da-arte em ​Machine Learning e enquanto a outra utiliza técnicas e melhorias recentes no âmbito de ​Deep Learning​.

 

Os dados utilizados são photografias hiperespectrais de amostras de 4 protozoários, os protozoários caracterizados pelo método padrão de isoenzimas: Leishmania guyanensis e Leishmania chagasi e os protozoários caracterizados por sequenciamento gênico: Trypanosoma cruzi e Giardia lamblia.

 

Na primeira proposta foi feita uma combinação de análise de componentes principais (PCA) e o classificadores Gaussianos com obtenção 87% de precisão no melhor dos casos. Em adição a boa acurácia foi possível notar a grande semelhança entre a Trypanosoma cruzi e Giardia lamblia, fato observável pela necessidade de utilizar sequenciamentos genético em métodos tradicionais. Na segunda parte do trabalho foi proposto a fase de extração de características espaciais e espectrais usando redes neurais convolucionais (CNNs).

A precisão obtida nessa fase do trabalho alcançou 95% de acurácia. Adicionalmente aos resultados promissores na classificação foi desenvolvida uma solução utilizando decomposições tensor que se mostrou capaz de equilibrar a alta dimensionalidade dos dados com o número de parâmetros necessários na camadas da rede neural. 

Ajude-nos a divulgar o evento

Faça um Tweet ou publique um post no Facebook.

Escolha uma rede social, clique no botão correspondente e confirme a postagem para ser redirecionado para o conteúdo (você poderá ver o texto a ser publicado antes de confirmar).

Enviar Tweet Postar no Facebook