Identificação de movimentos manuais por meio de eletromiografia

O controle de uma mão robótica (exoesqueleto) é um problema que tem como propósito final construir um sistema autônomo para indivíduos que tiveram mãos amputadas. A utilização de sinais de eletromiograma (EMG) é uma solução alternativa uma vez que cada movimento possui uma assinatura distinta no sinal produzido. A classificação do sinal EMG pode ser bastante precisa, levando a estratégias de controle eficientes de uma mão robótica com os avanços em Biossensores, Reconhecimento de Padrões e Processamento de Biosinais. Adicionalmente, a solução é mais confortável para um amputado de mão usar uma luva que inclua os eletrodos EMG do que usar eletrodos de eletroencefalografia (EEG). 

Redes neurais artificiais foram utilizadas com intuito de reconhecer os padrões dos movimentos capturados pelos sensores EMG a fim de classificar seis tipos de movimentos corriqueiros das mãos (empunhaduras) usados para manipular objetos: a) Esférico: para segurar ferramentas esféricas b) Pinça: para segurar pequenas ferramentas, c) Palmar: para agarrar com a palma voltada para o objeto, d) Lateral: para segurar objetos finos e planos, e) Cilíndrico: para segurar ferramentas cilíndricas, f) Gancho: para segurar uma carga pesada.

Ajude-nos a divulgar o evento

Faça um Tweet ou publique um post no Facebook.

Escolha uma rede social, clique no botão correspondente e confirme a postagem para ser redirecionado para o conteúdo (você poderá ver o texto a ser publicado antes de confirmar).

Postar no Facebook Enviar Tweet