Diagnóstico do câncer de mama a partir de imagens digitais

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo o segundo mais freqüente de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Devido o câncer de mama ser um assunto muito discutido e vivenciado por muitas mulheres, surgiu a intenção de pesquisar o assunto e colocar em prática os estudos obtidos durante o curso de reconhecimento de padrões a fim de analisar os algoritmos e suas predições para doença.

A Base de dados foi extraída do site UCI Repository, com 569 registros e 30 atributos, sendo 37,25% (Maligno) e 62,74% (Benigno). As informações são referentes às características das células extraídas via pulsão das mamas para investigação do diagnóstico (​MALIGNO ou ​BENIGNO).​ O processamento foi dividido em 70% treinamento e 30% aprendizado, foram utilizados diferentes classificadores e técnicas para predição do diagnóstico e dentre as quais a técnica de Regressão Logística obteve o melhor resultado, com acurácia de 99,64%. Foi pontuado que o modelo obteve ótimo desempenho, sendo observado que os atributos apresentaram grande relevância e significado.

O estudo atendeu ao propósito de apoiar a área de diagnósticos com resultado satisfatório, visando cada vez mais colocar máquinas a serviço da saúde, objetivando diminuição do prazo dos resultados, procedimentos menos invasivos e principalmente redução de custos.

Ajude-nos a divulgar o evento

Faça um Tweet ou publique um post no Facebook.

Escolha uma rede social, clique no botão correspondente e confirme a postagem para ser redirecionado para o conteúdo (você poderá ver o texto a ser publicado antes de confirmar).

Postar no Facebook Enviar Tweet