DeepCardio - Análise de batimentos cardíacos para detecção de doenças cardiovasculares (Fonocardiografia)

A classificação e análise do som do coração desempenha um papel importante no diagnóstico precoce e na prevenção de doenças cardiovasculares, mais especificamente as valvares. Quando uma válvula cardíaca natural se torna defeituosa pode resultar em estenose (estreitamento da válvula) ou regurgitação (vazamento da válvula). Antes de procurar o médico o paciente normalmente apresenta algum desconforto ou apresenta sinais como a angina (dor no peito), falta de ar e cansaço; quanto antes for feito diagnóstico, maiores as chances de tratamento. Para diagnóstico das doenças cardiovasculares os médicos primeiramente realizam a auscultação cardíaca; a ecocardiografia é comumente realizada posteriormente. 

O propósito deste estudo é apresentar um sistema de diagnóstico rápido de anomalias nas válvulas cardíacas analisando o som produzido pela abertura das válvulas utilizando deep learning. A arquitetura utilizada foi uma rede neural convolucional Inception V3. O som emitido pelo coração do paciente é gravado, convertido em espectrograma e classificado por uma rede que foi treinada com um conjunto de dados fornecido pelo Physionet Challenge 2016 que contém gravações de som do coração obtidas de vários contribuidores em todo o mundo coletados em um ambiente clínico ou não clínico seja de indivíduos saudáveis e de pacientes patológicos. A solução proposta apresentou acurácia de 86%, um novo patamar de resultados conhecidos para os dados de testes fornecidos pela Physionet.

Ajude-nos a divulgar o evento

Faça um Tweet ou publique um post no Facebook.

Escolha uma rede social, clique no botão correspondente e confirme a postagem para ser redirecionado para o conteúdo (você poderá ver o texto a ser publicado antes de confirmar).

Enviar Tweet Postar no Facebook