Predição de cancelamento de assinaturas (Churn)

Para uma parte significativa de negócios o custo de aquisição de novos clientes é maior do que a retenção de clientes ativos. A evasão de clientes é denominada Churn; por definição, Churn Rate é uma métrica que avalia o número de clientes que cancelam determinado serviço ou produto. O jornal O Popular, produto do Grupo Jaime Câmara, foi o objeto de estudo para análise e predição de potenciais clientes que desejam cancelar a assinatura considerando-se o período compreendido entre 2010 e 2017. Foram feitos dois casos de teste, um com a base de assinantes de produtos On-Line e outro com assinantes do produto Impresso. Para o treinamento/ aprendizado de assinaturas On Line foi utilizado um dataset com 4.093 instâncias, 26 atributos. Para o treinamento/ aprendizado de assinaturas Impressa foi utilizado um dataset com 229.264 instancias e 133 atributos totais. Como resultados da predição de cancelamento de Assinaturas On LIne, obteve-se uma acurácia de 95,2%. Como resultados da predição de cancelamento de Assinaturas Impressas, obteve-se uma taxa de acerto média de 93,10% na base de treinamento, e uma taxa de acerto de cancelados média de 72,56%. Com a predição em produção será possível direcionar esforços para prevenir o churn por meio de ações específicas para cada tipo de cliente

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